Fazendo o seu primeiro pitch #likeaboss

Na minha curta história de investidor anjo, já presenciei excelentes projetos perdendo chances importantes por não terem um bom pitch afiado na ponta da língua. Já presenciei o contrário também: projetos longe do ideal ganharem sobrevida após um excelente pitch, e com isso conseguirem mais tempo para pivotar e encontrarem um bom caminho.

Em ambos os casos, a conclusão é a mesma: pitch é fundamental.

No último sábado dia 21/10, participei do YouPix apresentando a palestra “Big Boss – Como vender a sua idéia?” no palco Like a Boss do Sebrae. Entre 40 a 70 pessoas assistiram de olhos bem abertos algumas dicas e boas práticas para não derrapar na hora de vender o peixe.

undefined

 

“Quem não se comunica, se trumbica”

Foi com essa frase que comecei a apresentação. Eu aprendi que expressar publicamente um problema, idéia, dor, dúvida ou o que você faz, é a forma mais fácil de conseguir alguma coisa. E para testar isso, decidi fazer um experimento em tempo real:

Ao avistar algumas meninas vestidas de Red Bull, usei o poder do microfone para deixar clara a minha vontade de beber um energético. No primeiro momento, elas fizeram sinal de que não poderiam, de que estavam levando para a área VIP etc (#bullshit).

10 minutos depois, munidas de mochilas, adesivos e câmeras fotográficas (para registrar o merchant), eu a minha platéia de empreendedores ganhamos latinhas geladíssimas da bebida. Refresco pra alma e validação para o meu argumento! #win

Mas chega de papo. Afinal de contas, prometi para os empreendedores que estavam na platéia que iria publicar um post com alguns links que ajudariam na preparação do primeiro pitch da vida deles. O combinado é que com isso, eles possam começar a árdua tarefa de se expor, de levar porrada, de aprender e voltar mais forte.

O combinado No 2 é depois de criar o pitch, fazer uma versão “tweet” em 140 caracteres e mandar para o meu twitter (@amurepinho). Então mão na massa!

Lembrando: seu ouvinte precisa concluir rapidamente: “isso é interessante, quero saber mais”.

1 – Um começo simples

Essa é a forma mais simples de vocês começarem. Peguei essa dica do Founders Institute e nesse post você pode ver o processo detalhado em inglês.

Minha empresa, __(coloque o nome da sua empresa)__, está desenvolvendo __(coloque o que você entrega como produto)__ para ajudar __(coloque seu público alvo)__a resolverem __(descreva o problema que você resolve)__ com o diferencial __(coloque o diferencial que torna a sua solução única, exclusiva e melhor que as solução que já existem)__.

2 – Adicione um pouco de Storytelling

Nesse post encontrei 17 dicas para você adicionar um pouco mais de “Storytelling sauce” no seu pitch.

17 Storytelling Tips for Startups from Founder Institute Mentor Tyler Crowley

3 – Fazendo um pitch matador

Recebi esse texto da Bedy Yang em um “Pitch Prep” que fizemos com a Brazil Innovators para o TechCrunch 2013. Nele existem algumas dicas para afinar o seu pitch e principalmente, remover o que não importa.

How to Craft a Killer Elevator Pitch That Will Land You Big Business

4 – Antes de acertar, começe aprendendo os erros

Neste vídeo, Guy Kawasaki explica os 10 erros mais comuns dos empreendedores. Esse vídeo é longo, tem 1h23m mas cobre todos os estágios de uma Startup.

Guy Kawasaki – The top 10 mistakes of entrepreneurs

5 – Treine, apresente, treine e apresente. Treine de novo.

O mais importante é treinar o seu pitch, deixar ele liso, com personalidade, com punch e com brilho nos olhos. Feito? Agora vá pra rua e faça ele para todo mundo. Apresente para quem não precisa te agradar, afinal de contas, para mãe e pai tudo que o filhote faz é bonito. Dê a cara a tapa!

6 – Participe do ecosistema

Não vou conseguir listar tudo que existe de bacana no cenário empreendedor brasileiro, mas fica a dica para você entender um pouco mais como as coisas acontecem por aqui:

 

Este post foi inteiramente feito com o aplicativo para Mac Blogo. Blogo é o jeito mais fácil e rápido de escrever, publicar e gerenciar multíplos blogs ao mesmo tempo, esteja ele hospedado no wordpress, tumblr ou até blogspot.

Para ser um beta tester do Blogo e testar o aplicativo gratuitamente, acesse www.getblogo.com.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Fazendo o seu primeiro pitch #likeaboss

  1. Howdy would you mind stating which blog platform you’re using?I’m
    planning to start my own blog soon but I’m having a hard time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask iss because your design seems diifferent thewn most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic buut I had to ask!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s