Startup – Qual o problema que você resolve?

Quantas vezes não encontramos com empreendedores com dificuldade para explicar o que a sua startup faz? Provavelmente em algum momento, todos nós passamos por esse mesmo desafio.

Independente do estágio em que a sua startup se encontra, uma das formas mais fáceis de você explicar o que a sua startup faz é começando pelo “Problema”.

Problema, no jargão startupeiro, é de fato uma dor, uma necessidade, que de certa forma atrapalha a vida de alguém, seja no ambiente pessoal ou profissional.

Chegar atrasado em uma reunião ou em um encontro por não ter conseguido um táxi na rua em um dia chuvoso é um problema. Perder a hora de passar na farmácia e não ter pasta de dente ou papel higiênico seria um outro exemplo.

Problemas são ruins, geram dores, angústias e ninguém gosta disso. É da nossa natureza só querer felicidade e alegrias. É a forma mais simples de Sim e Não.

A intensidade dessa dor, desse problema depende de muitas variáveis como “quem tem essa dor”, “em que momento ela aparece” e “quanto ela dói de fato”. Você não sente tanta falta do Skype no dia a dia, mas quando está em viagem, aposto que usa mais a ligação pela internet do que pelo celular. Você aprendeu isso quando gastou mais do que queria com ligação DDD ou DDI, e eu sei, foi uma baita dor.

Acima você irá ver um episódio de Shark Tank. Nele, o empreendedor resolvia uma dor com o seu produto, mas essa dor não era tão grande assim. Mas aos 6:10s um dos “tubarões” faz uma pergunta e o empreendedor saca do bolso uma versão do produto para um tamanho de mercado muito maior. Bingo.

Como empreendedor, todo mundo precisa perder tempo definindo o problema, a dor que quer resolver. Melhor do que definir, é efetivamente viver o problema, sentir na pele. 

E fazendo isso, o empreendedor ficar mais próximo de descobrir também quem são as outras pessoas que tem esse problema, em que situação e local que elas se encontram, se este é um problema de fato para elas e qual é o tamanho desse problema.

Vamos fazer um experimento

Imagine que você está de frente para um mentor, que você confia e que tem abertura para falar sobre tudo. Ele será objetivo e direto nas perguntas e espera que você as responda da mesma forma. Vamos lá:

  • Qual o problema que a sua startup resolve? 
  • Humn..Quem tem esse problema?
  • Me conte um caso real desse problema
  • Se eu pedisse para você me provar esse problema, como você faria?
  • Porque você decidiu resolver esse problema?
  • Você já conversou com outras pessoas que tem esse problema?
  • Porque isto é um problema de verdade na vida delas?
  • Como elas fazem hoje para resolver o problema?
  • Quantas pessoas/empresas tem esse problema?
  • Compare com outros problemas resolvidos por outras startups mais conhecidas. Qual o tamanho do problema que você resolve?

Existem dezenas de outras fontes, livros e fóruns que abordam o assunto e acho que vale a pena para aqueles que querem se aprofundar mais no assunto. Tentei escrever de forma simples, o que acontece na maioria dos bate papos que tenho com outros empreendedores. É uma opinião pessoal antes de tudo.

Vamos melhorar este artigo?

Falar com startups ou sobre startups é uma tarefa difícil. Sempre existem exemplos para provar que algumas práticas não se aplicam para todo mundo, que cada startup encontra seu próprio caminho e que às vezes alguém faz tudo ao contrário e muda tudo. Mais uma vez.

Se você tem alguma idéia de como melhorar esse artigo, seja tornando ele mais objetivo ou acrescentando alguma informação, ou dando uma dica do que funcionou com você, comente abaixo! Aguardo sua visão para deixarmos a discussão mais bacana!

Até mais!

Anúncios

3 comentários sobre “Startup – Qual o problema que você resolve?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s