O que saber antes de levantar dinheiro com Family & Friends?

Imagine o seguinte cenário: seu negócio não deu certo e você falhou. Independente do mercado, dos concorrentes, da economia e dos sócios, você era a pessoa por trás do produto e assim como um técnico pode mexer no time e virar o jogo, poderia ter feito algo de diferente antes do apito final. Cabe a você a missão de falar com os sócios, funcionários, clientes, e claro, com os seus investidores.

Eles investiram em você, não no seu negócio. Qualquer outra pessoa, ao apresentar a mesma ideia não receberia o investimento. Foi a amizade, a história, o carinho e a vontade de te ver dando certo e  feliz que os fizeram acreditar no seu sonho e visão.

Agora respire fundo e me responda: o que seria preciso fazer para garantir que quando ouvissem essa notícia, seus amigos e familiares perguntarem: “qual é a próxima ideia?”

Levantar dinheiro com Family & Friends é muito mais do que vender o peixe do seu negócio, é vender a sua capacidade de fazer uma idéia acontecer, independente dos desafios que você irá encontrar. Eles serão os primeiros a estender o braço para te ajudar e muito provavelmente, parte fundamental da sua futura história de sucesso.

Aqueles que levantaram dinheiro com Family & Friends e falharam, aprenderam que por trás do momento de euforia e otimismo existem pessoas. Pessoas com envolvimento emocional com o dinheiro que você recebeu, com alta expectativa no sonho que você vendeu, que desconhecem o risco de uma startup e com um ponto de vista sobre o seu trabalho totalmente distante da realidade do dia a dia.

O segredo? Envolva estas pessoas e faça com que elas sejam parte dessa construção. Compartilhe as notícias boas e ruins, atualize-os sobre os próximos passos, gerencie as expectativas de todos os envolvidos e seja transparente sempre. Ao fazer isso, você fará com que elas se sintam parte do resultado, seja ele bom ou ruim, e este é o segredo para que elas estejam sempre dispostas a acreditar em você, novamente.

E aí, qual a sua próxima idéia?

Anúncios