Usando o Evernote para blogar melhor no WordPress

Evernote para WordPress
Quantas vezes você teve uma boa ideia para um texto mas ela foi embora mais rápida do que você conseguiu salvar em algum lugar? Ou quantas vezes você tinha a certeza de que lembraria mais tarde só que… não. 

Você decide então que chegou a hora de acabar com as desculpas e começar a escrever. Senta na frente do computador e… nada. Bem vindo ao famoso “bloqueio criativo”, causador de milhares de bolinhas de papel amassadas em volta da lixeira.

“Escrever não é pra mim”, afinal de contas quem escreve não passa por esse problema certo? Errado. A diferença entre você e um escritor profissional é menor do que você pensa e ao final desse post você vai começar o seu próximo texto. Quer apostar?

Use o Evernote para guardar suas ideias

Você já deve ter usado ou ouvido falar sobre o Evernote em algum momento da sua vida. Ou, no mínimo, já esbarrou com esse famoso ícone de elefante, não é? Explicando de um jeito bem resumido, o Evernote é um aplicativo para escrever e manter o controle de suas ideias em formato de notas, sejam elas escritas, faladas, imagens etc.

Muitas pessoas usam o Evernote como um baú de referências, salvando dentro dele tudo que encontram pela web. Outras pessoas, usam como um caderno de receitas e ainda existem aqueles que anotam tudo que passa pela cabeça direto nele.

Enganando o seu cérebro e passando pela parte mais chata

Muitas pessoas (e eu faço parte desse grupo) têm dificuldade em conseguir focar por muito tempo. Tentando resolver esse problema, descobri que quando escrevo a ideia inicial dos meus textos, sem me preocupar com erros, formatação ou imagens, consigo passar pelo meu maior bloqueio criativo, que é começar.

Começar é mais difícil do que terminar. Então você precisa começar a escrever da forma mais simples e rápida que puder, ultrapassando a fase mais difícil e colocando algo no papel – no nosso caso, no Evernote.

Descobrindo a sua hora mais criativa e anotando a ideia inicial

Meu melhor momento para escrever é no caminho para o trabalho. Se consegui correr após acordar e ler as notícias no celular o efeito é maior ainda. Vou para o trabalho de ônibus ouvindo música e, nessa hora, o Evernote entra em ação no meu iPhone e escrevo de 1 a 2 parágrafos por ideia, não mais que isso.

Para cada novo insight, uma nova nota. Vou escrevendo tudo no Evernote tentando definir “qual a mensagem principal que quero passar” para o leitor do meu texto e como contar essa história com início, meio e fim. O Evernote vai salvando tudo, garantindo que aquilo esteja disponível quando eu decidir continuar a escrever.

Meu Evernote no iPhone e alguns rascunhos de posts…

Mesmo que as suas ideias apareçam ao longo do dia, você precisa descobrir o seu momento criativo. Descubra e seja fiel a ele, criando a sua rotina de escrita pois o hábito irá tornar o trabalho mais intuitivo. Escrever é muito mais disciplina do que apenas inspiração.

Dando vida ao post e aumentando a vontade de ver o texto pronto

Assim que chego no trabalho e tomo o primeiro café, aproveito para escolher quais das anotações que escrevi me dão mais vontade de continuar. Essa parte é muito importante: decidir quais ideias se encaixam com a sua vontade no momento

(Na foto da caneca você pode ver os Vikings guardiões da Cafeína cumprindo o seu papel)

Abro o browser e começo a pesquisar, ampliar o assunto. Podem ser outros sites, vídeos, imagens ou até bater um papo com alguém. Muitas vezes bater um papo sobre o assunto com o pessoal do coworking gera conexões muito boas. É importante sair da zona de conforto e expor sua ideia para outras perspectivas.

Saindo do Evernote e indo para o blog

Nesse momento eu abro o Blogo meu editor de blogs conectado ao WordPress. Ele se conecta automaticamente com o Evernote e já puxa os rascunhos que escrevi no ônibus. Estão todos lá, esperando pelo momento certo de evoluírem. 

Blogo também se integra ao meu browser (costumo usar o Chrome e o Safari) e se uma das referências que eu encontrei faz sentido, eu simplesmente clico em “Enviar para o Blogo” e elas aparecem direto no post. Se for um vídeo ou uma imagem o Blogo já coloca elas diretamente. Se for um texto, o Blogo insere como um “quote” e coloca a referência de onde eu tirei aquele texto. Fiz um GIF para mostrar como funciona:


Formatando tudo e pedindo opiniões

Com a maioria das ideias já no papel, chegou a hora de formatar, colocar os títulos, links etc. O melhor da integração com o Evernote vem agora: ao salvar o meu texto no Blogo, tudo o que eu alterei ou adicionei é sincronizado com o Evernote novamente. Assim eu posso acessar meu texto de qualquer lugar e compartilhar o rascunho com outras pessoas de forma muito fácil, mesmo antes de publicar o texto de verdade.

Dê uma pausa, aguarde os feedbacks e deixe o texto descansar. Você está permitindo que a ideia amadureça um pouco mais e evita erros bobos como repetição de palavras e redundâncias. Deixar o texto descansar é um dos principais atalhos para um texto de qualidade.

Publicando no WordPress

Após os feedbacks e a pausa, você poderá fazer as alterações que achar necessárias. Ao terminar, tudo estará salvo no Evernote pronto para ir ao ar no seu blog.

Como último passo, avalie se o título contínua adequado ao texto e pense no melhor horário para colocar o texto no ar (muitas vezes eu faço o agendamento do post ao invés de publicar imediatamente) e, sem medo de ser feliz, publique!

A recompensa de mais um texto escrito é fantástica e só quem escreve sabe disso, não é mesmo?

Aguardo seus comentários com o link do seu post ou quem sabe o link do seu rascunho no Evernote para que a gente possa bater um papo. Mãos à obra!

Deixe um comentário

